Perfil

Hoje o dia é dele, Lucio Costa!

Reconhecido como um dos mais importantes teóricos da arquitetura moderna brasileira, Lucio Costa nos deixou em 1998 porém, prestamos aqui a nossa homenagem ao arquiteto e urbanista que trabalhou tanto para a implementação de mudanças quanto na forma de ensinar e projetar quanto no campo de preservação do patrimônio histórico nacional.

Autor: City 4Us

“Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com propósito de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção.” Lucio Costa

Olá leitores!

Hoje estamos estreando a seção perfil do nosso canal! Ela é destinada a homenagear personalidades da arquitetura, urbanismo, planejamento urbano que se destacaram (ou se destacam) no seu campo de atuação.

E para debutar, escolhemos ele que, se estivesse vivo, hoje estaria completando 117 anos! Nosso querido arquiteto e urbanista Lucio Marçal Ferreira Ribeiro Lima Costa, ou simplesmente, Lucio Costa. Ele é conhecido internacionalmente pelo seu trabalho em Brasília, onde foi responsável pelo plano urbano da então nova cidade.

Lucio Costa nasceu em 27 de fevereiro de 1902 em Toulon, uma cidade localizada ao sul da França (seu pai, Joaquim Ribeiro da Costa, era um engenheiro naval que estava em missão oficial no país). Formou-se pela Arquitetura de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1924, instituição que ele assumiu a direção entre 1930 e 1931, época em que também rompe com o movimento neoclássico que o influenciou no início de sua carreira.

Reconhecido como um dos mais importantes teóricos da arquitetura moderna brasileira, Lucio Costa também exerceu o cargo de diretor da Divisão de Estudos e Tombamentos (DET) do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (hoje IPHAN) entre 1937 e 1972. A participação do arquiteto foi fundamental na definição de critérios e normas de classificação, análise e tombamento do patrimônio histórico brasileiro, além da definição de normas e critérios para intervenção em centros históricos.

Em 1934 publicou um manifesto a favor da arquitetura moderna intitulado Razões da nova arquitetura, onde realiza uma análise justificando o emprego de novos conceitos propostos por Le Corbusier, defendendo mudanças na forma de projetar e construir. Esse documento teve grande importância na época, influenciando diversos estudantes e arquitetos que estavam começando a utilizar a linguagem moderna e tinham no manifesto o apoio necessário para continuar as novas propostas.

Dentre suas obras (muitas delas em parceria com outros arquitetos), podemos destacar:

Juscelino Kubitschek e Lucio Costa | Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural

Registro de uma vivência é a sua autobiografia. Foi publicado originalmente em 1995, republicado dois anos depois e mais recentemente em 2018. A autobiografia é composta por planos, projetos, croquis, fotografias, cartas e textos críticos escolhidos cuidadosamente pelo autor, e que cobrem a sua trajetória.  

Se você quer saber um pouco mais sobre a vida e obra do Lucio Costa, recomendamos acessar o site casa de Lúcio Costa. Lá você vai encontrar um material super interessante, além de alguns depoimentos de pessoas que conviveram com ele. Também recomendamos o site Instituto Antônio Carlos Jobim, onde você pode encontrar um excelente acervo sobre o nosso querido arquiteto.

Para terminar, estamos compartilhando o documentário Lucio Costa – a visão do futuro, de 1992, uma entrevista que mostra um pouco da vida e obra do arquiteto, além da visão de Lucio Costa na concepção de Brasília e os conceitos aplicados no Ministério da Educação.

Lucio Costa – a visão do futuro (Parte 1)

Lucio Costa – a visão do futuro (Parte 1)

Esperamos que você tenha gostado do nosso post de hoje! Gostaria de ver mais alguma personalidade aqui nessa sessão? Deixe-nos um comentário com a sua sugestão!

Até a próxima!

Referências:

Foto montagem:

0 comments on “Hoje o dia é dele, Lucio Costa!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: